Impacto nos estudos causados pelo coronavírus

Este ano não foi um bom ano para os estudantes que sofreram com impactos causados pela pandemia, as aulas foram interrompidas e o sistema publico teve que se adaptar no sistema EAD para que os alunos pudessem estudar a distancia assim não precisando sair de casa.

O coronavírus chegou derre pente não dando tempo para o sistema publico de ensino se adaptar. onde os estudante foram prejudicados ficando em casa sem frequentar a escola, com o passar dos dias professores foram enviando conteúdos online para estudar em casa.

Mais como foi algo novo nem professores e alunos estavam preparados para esse tipo de situação e ouve uma perda de rendimento no aprendizado, que passou a ter novos modelos, principalmente por alunos que estão concluindo o ensino médio es estão próximos a concorrer a vagas em universidades.

Como milhares de vestibulandos vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio, que se tornou uma das principais portas de entradas nas universidades, onde as provas do Enem Inep 2021 teve que ser adiada para que os alunos ganhassem mais tempo para se prepararem melhor ao processo seletivo.

Além disso o novo modelo publico de ensino precisou de tempo para ser implantado, causando vulnerabilidade no aprendizado, pois precisou de adaptação por parte dos professores para gerar esse conteúdo virtual.

Dessa forma quem fez a inscrição para o Enem pode se sentir prejudicado e por isso as provas foram adiadas para gerar maior tempo a sua preparação.

Muitos projetos ficaram a cargo pelo Governo de cada estado, tendo diferentes situações em cada região, tendo que criar medidas para reduzir os impactos causados pelo coronavírus na educação, causando debates em todo Brasil para a decisão a ser tomada.

Alguns estados utilizaram algumas medidas afim de levar educação a alunos sem condições financeiras mesmo sem internet em casa, como compra de equipamentos e fornecimento gratuitamente, como agendar horários para utilizar computadores na escola, ter acesso a apostilas em papel para estudo em casa.

Outra alternativa de fortalecimento aos estudos é o conteúdo fornecido por instituições de ensino superior que se tornaram parceiras para que jovens tenham mais acesso a educação de forma gratuita sem precisar pagar.

Nessa rápida mudança muitos alunos não conseguiram se adaptar aos sistema EAD, uma boa dica que já existem para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio pode acessar o conteúdo gratuito Hora do ENEM 2021, por ser uma forma de estudo diferente ao sistema presencial, pode até causar uma redução no aprendizado, que pode prejudicar quem vai prestar vestibular no final do ano.

Por isso leva algum tempo até que os alunos estejam mais acostumados ao sistema EAD, pois essa deve ser uma tendencia a ser seguida para o futuro já que tem economia de tempo, em que o estudo acontece em casa sem precisar ir até a instituição de ensino.

Em breve logo que passar a pandemia as aulas presenciais devem voltar aos poucos com algumas restrições mantendo o espaço de segurança entre os alunos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*